Os transtornos psiquiátricos em sua maioria não têm um exame específico que os evidenciem, mas muitos exames podem reforçar a avaliação do seu Especialista Psiquiatra além de serem fundamentais para que o diagnóstico diferencial seja preciso, onde são descartar outras doenças que também podem causar sintomas psiquiátricos, então é muito importante a solicitação de alguns exames complementares. Qual exame solicitar dependerá de cada caso.
Um exemplo: sabe-se que doenças físicas, como hipotireoidismo, carências vitamínicas (particularmente do complexo B), doenças neurodegenerativas, entre outras, podem se apresentar com sintomas idênticos aos de depressão e das demências. Então, exames bioquímicos, exames de imagem, exames genéticos, exames farmacogenético e exames com testagem neuropsicológica podem ser muito úteis para esclarecer se a causa da depressão está relacionada com alguma outra doença física ou se ela é primária.
Isto não quer dizer que todo o paciente deprimido ou com demência deva ser submetido a uma testagem neuropsicológica ou a um exame farmacogenético. Existem particularidades da história e do exame de cada paciente que irão sinalizar esta necessidade.
Os exames podem ser necessários também durante o acompanhamento, seja para avaliar efeitos dos medicamentos (por exemplo, efeitos sobre o metabolismo hepático, sobre o colesterol e triglicerídeos) ou se surgir alguma queixa nova ou se suspeitar de alguma outra doença.
Exames mais comumente solicitados pelo psiquiatra:
- Exames bioquímicos (hemograma, glicose, colesterol, vitamina D, vitamina B12, TGO, Creatinina, Litemia etc.)
- Eletroencefalograma / Mapeamento cerebral
- Tomografia computadorizada do crânio
- Ressonância magnética cerebral com ou sem Espectroscopia de prótons
- Gens relacionados a doença
- Etc…
Equipe GyMBrain